domingo, 30 de maio de 2010

2ª Marcha Goiana em Defesa da Vida reune 10 mil pessoas!



A 2ª Marcha Goiana da Cidadania em Defesa da Vida – Brasil Sem Aborto, aconteceu na última quinta-feira, dia 27 de maio, e superou todas as expectativas! Assim como a 1ª Marcha, no ano passado, a marcha foi um sucesso de público, mídia, e, é claro, vibrações de amor em torno de um tema tão sagrado: a Vida!


Com um público aproximado de 10.000 pessoas, a marcha este ano contou com a presença de crianças, jovens, adultos, líderes religiosos, políticos, escolas, instituições públicas e privadas, instituições religiosas, todos unidos em uma só voz, lutando pelo direito a vida! Os colégios Claretiano coração de Maria, Colégio Marista, Colégio Militar de Goiânia, Escola Espírita André Luiz, Escola Espírita Allan Kardec, Colégio Espírita Eurípedes Barsanulfo, Escola Espírita Pedro de Camargo, Colégio Castelo Branco (Trindade), dentre outros, estiveram presentes. Juntamente com a Universidade Católica de Goiás e a Sociedade Goiana de Cultura.


Em uma parceria junto ao Governo do Estado de Goiás e a Prefeitura de Goiânia, o evento se iniciou às 15h, na Praça Cívica, com alguns pronunciamentos. Quem abriu o evento foi o Coordenador do Comitê Goiano da Cidadania em Defesa da Vida, Lourivan Macedo. Depois falou Lenise Garcia, presidente do Movimento Nacional em Defesa da Vida. Tiveram a palavra também o Presidente da Câmara dos vereadores, Francisco Junior, o Deputado Federal João Campos, e o Deputado Estadual, Humberto Aidar. Os representantes religiosos também deram sua contribuição. Gualberto Fleury, representante da Federação Espírita de Goiás, Pastor Marco Aurélio, representante da Igreja Cristã Evangélica, e Dom Washington Cruz, arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, falaram sobre a importância de se defender a vida. Após os discursos de abertura, todos os presentes para a 2ª Marcha foram separados em grupos, que de maneira passiva e organizada deram início à caminhada. O trajeto foi feito passando pela Avenida Araguaia, Rua 4, e Avenida Tocantins, e depois retorno à Praça Cívica, percurso que se encerrou às 17h. Um grande trio elétrico encabeçava a marcha, que vinha seguido dos grupos, coordenados por carros de som cada um deles. A passeata aconteceu de forma pacífica, com a presença da AMT (Agência Municipal de Trânsito) e da Polícia Militar, e contava ainda com várias faixas, cartazes e bandeirinhas que diziam frases em defesa da vida e contra o aborto.




A tarde foi de imensa alegria, e o público presente – não só quem estava participando da passeata, mas todos aqueles que puderam presenciá-la, seja de seus trabalhos ou de suas casas – puderam se emocionar ao ouvir os gritos de “vida sim, aborto não!”, ou ainda, “Brasil sem aborto!”. E, a emoção veio mais fundo ainda quando os marchantes cantavam juntos as músicas que compunham a trilha sonora do evento. “Mamãe eu te quero sentir, me eduque, quero evoluir. É nosso destino irreversível, a gravidez é compromisso a assumir”, dizia a música “Dê uma chance a vida”, do Grupo Arte Nascente (GAN).


A 2ª Marcha em defesa da Vida foi assunto por toda a imprensa goiana, em portais na internet, além de comentários na sociedade e de aparições em várias outras páginas da internet. Mas a luta não para por aqui! Precisamos continuar lutando em prol da vida, e contra os projetos de lei que estão tramitando no Congresso e que pretendem descriminalizar o aborto. Unamo-nos nesse momento, pois, afinal, estamos aqui, vivos, porque a nossa mãe foi a favor da vida!